22 de Março de 2020

Todos estão acompanhando sobre o Coronavírus, onde muitos estão em casa, de quarentena e, o momento é de reflexão para toda nossa sociedade.

Embora tenhamos ouvido do Ministro da Educação que as universidades brasileiras não produzem como deveriam, foi aqui, no Brasil, que nossos cientistas e acadêmicos sequenciaram o genoma deste vírus, em um recorde de 48 horas, acelerando o processo de identificação do COVID-19 em nosso sistema imunológico.

Isso nos faz conectar com a importância das patentes farmacêuticas e da ciência com todos nós. Agora, o mundo inteiro está à espera de uma cura e, logo estamos dependendo das pesquisas científicas de alguma vacina que elimine esta ameaça e possamos voltar à normalidade.

Diante desta pandemia, também assistimos marcas como, Ambev e Louis Vuitton produzindo álcool gel para distribuir aos hospitais, como ato de solidariedade, mas também como adaptação da marca.

Com uma simples atitude, as marcas vêm fazendo grande diferença, não apenas com gestos, mas com a publicidade. Temos como exemplo o Mercado Livre que, alterou sua identidade visual, onde há dois cotovelos cumprimentando-se, cumprindo seu papel social em informar a sociedade a importância da prevenção.  Logo, o branding faz toda a diferença, em frente ao vírus, pois as marcas vêm informando e contribuindo para a sociedade nesse momento de quarentena e distanciamento social.

Além das marcas, temos artistas informando ao seu público sobre a importância do confinamento e, também temos influenciadores digitais contribuindo para que esse momento seja mais leve para todos.

A blogueira Camila Coutinho, do blog Garotas Estupidas, está criando conteúdo, através de um festival online no formato de LIVE com músicos, artistas, cozinheiros e outros convidados.

Através da arte e dos aplicativos, a cantora Anitta também vai auxiliar profissionais autônomos com cursos e na divulgação de trabalhos para que possam auxiliar outros cidadãos. Essa pratica de trocas já existem através de aplicativos, como o troca-troca, por exemplo, onde pessoas trocam produtos e serviços de forma gratuita.

Assim, conseguimos perceber que a arte, tão criticada no nosso país, vem contribuindo para vencermos esse momento de crise.

Para tanto, os detentores de direito de propriedade intelectual recebem o incentivo via proteção jurídica com registro de patente, registro de marca e registro de direitos autorais, protegendo o investimento feito pelos artistas e inventores, para que não haja o uso indevido de suas criações.

É visível que, através de uma crise, a população vem criando e produzindo alternativas criativas, fomentando a indústria farmacêutica, do entretenimento e da tecnologia, beneficiando a sociedade e o mercado econômico, com novos produtos e serviços.

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