O registro de marca é mais do que uma proteção legal, é uma estratégia de negócio. Afinal, assim que sua empresa começar a crescer, sua marca ficará conhecida por clientes, fornecedores e concorrentes.
Nesta crise que estamos enfrentando, com o Covid-19, muitas empresas terão que remanejar seu financeiro. O licenciamento de marca é uma alternativa. O licenciamento de marcas é uma maneira das empresas ganharem royalties com sua licença de marca, conjuntamente com as empresas que vendem produtos ou serviços, agregando valor a ambas por meio de marketing.
O licenciamento de marca é um ato contratual, onde uma empresa arrenda os direitos de uma marca já protegida a outra empresa. Seja o nome, o logotipo, a imagem, personagem ou outras composições daquela marca específica. Como exemplo, a Disney licenciou sua marca à Lojas Riachuelo para confecção de roupas, itens e utensílios.
O licenciamento de marca é por tempo determinado, de 1 a 2 anos e, em regra é definida uma porcentagem aplicada sobre todo o valor gerado com as prestações de serviço e vendas do licenciado.
Para realizar o licenciamento da marca, além de ter qualidade e credibilidade com o público, também é preciso ter capacidade e flexibilidade de produção.
Observa-se que, além de ser uma estratégia de marketing, o licenciamento da marca é uma maneira de rentabilizar a imagem da sua empresa. Assim, além de trazer valor ao seu empreendimento, você rapidamente gera novas receitas.