8 de Abril de 2020

O registro de marca é mais do que uma proteção legal, é uma estratégia de negócio. Afinal, assim que sua empresa começar a crescer, sua marca ficará conhecida por clientes, fornecedores e concorrentes.

Nesta crise que estamos enfrentando, com o Covid-19, muitas empresas terão que remanejar seu financeiro. O licenciamento de marca é uma alternativa. O licenciamento de marcas é uma maneira das empresas ganharem royalties com sua licença de marca, conjuntamente com as empresas que vendem produtos ou serviços, agregando valor a ambas por meio de marketing.

O licenciamento de marca é um ato contratual, onde uma empresa arrenda os direitos de uma marca já protegida a outra empresa. Seja o nome, o logotipo, a imagem, personagem ou outras composições daquela marca específica. Como exemplo, a Disney licenciou sua marca à Lojas Riachuelo para confecção de roupas, itens e utensílios.

O licenciamento de marca é por tempo determinado, de 1 a 2 anos e, em regra é definida uma porcentagem aplicada sobre todo o valor gerado com as prestações de serviço e vendas do licenciado.

Para realizar o licenciamento da marca, além de ter qualidade e credibilidade com o público, também é preciso ter capacidade e flexibilidade de produção.

Observa-se que, além de ser uma estratégia de marketing, o licenciamento da marca é uma maneira de rentabilizar a imagem da sua empresa. Assim, além de trazer valor ao seu empreendimento, você rapidamente gera novas receitas.

Você também vai gostar

    Disputa autoral suspende exibição de Chaves
    Direito Autoral para profissionais criativos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *